"Ler e imaginar são duas das três portas principais — a curiosidade é a terceira — por onde se acede ao conhecimento das coisas. Sem antes ter aberto de par em par as portas da imaginação, da curiosidade e da leitura — não esqueçamos que quem diz leitura diz estudo—, não se vai muito longe na compreensão do mundo e de si mesmo." Saramago
quinta-feira, outubro 18, 2007
Cidade 5 - Amsterdam
Não esqueci de continuar meu relato. É o tempo que tá pouco.
Bem... o que dizer de Amsterdam? Esta é uma cidade que ocupa um importante lugar no imaginário de todas pessoas que gostam de viajar, que pensam visitar a Europa, que apreciam a liberdade e até mesmo a libertinagem, já que quase todo mundo pensa que lá "pode tudo".
Não quero decepcionar ninguém e, quem conhece já sabe: não é beeem assim! As drogas permitidas são a maconha e o haxixe, e seu consumo é permitido nos cofee shops que, aliás, não vendem bebidas alcóolicas. A prostituição também é legalizada e, assim como o consumo de drogas, sua prática é restrita ao Red Light District. É claro que, para latino-americanos recém saídos de ditaduras militares e com séculos de repressão cultural do catolicismo na história, aquilo é um parque de diversões.
O mais interessante é justamente como a coisa não desanda, não vira bagunça. É organizado e seguro. A cidade toda é muito tranquila, fácil de andar, pequena e - o mais marcante - muito linda!!!! Só é preciso tomar cuidado com as bicicletas, que aparecem de todos os lados. Até de cima. O trânsito também é esquisitíssimo, com direções improváveis, com trams grudados às calçadas. É preciso ficar MUITO atento ao atravessar uma rua.
A comida é um lixo. Quem, em sã consciência, come batatas fritas com maionese, num cone de papel? Os holadeses, claro!
As lojinhas de souvenirs são uma atração à parte. Você encontra inúmeros produtos que fazem alusão à maconha, como camisetas, canecas, toalhas, isqueiros, porta-copos, tudo. Produtos para fumar maconha ou outras coisas, produtos para disfarçar o cheiro da maconha. Além, é claro, de produtos feitos de maconha, como pirulitos! E há também tudo o que você conseguir imaginar que possam fabricar em forma de órgãos sexuais. É bem engraçado.
Os canais, as casinhas tortas, as praças, parques, construções...é tudo muito bonito! O céu cinza e o frio atrapalham um pouco. Mas também, querer clima tropical já é demais, né?
Por incrível que isso possa parecer, é uma cidade extremamente tranquila, com cidadãos pacatos (até demais) e que, felizmente, falam inglês. Aquela língua é impossível!
Queria mais ânimo das pessoas no show do Police, no show do Blue Man Group (uma das coisas maaaaaaaaais legais e fantásticas que já vi na vida!)... mas os holandeses são mesmo meio blasés! E parecem não dar muita importância pro diferencial que têm em relação às outras partes do mundo. O bom é que há sempre muitos turistas para aproveitar o que Amsterdam tem a oferecer. E não é pouco!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
PRETENDO IR EM BREVE! SÓ FALTA TEMPO E DINHEIRO!
Postar um comentário