quinta-feira, janeiro 10, 2008

Gabriel nas telas


Terça-feira fui assistir "O amor nos tempos do cólera". Não é segredo pra ninguém que este é meu livro favorito. Assim sendo, esperava decepcionar-me com a adaptação para o cinema, porque é quase sempre assim: livro bom vira filme ruim. Com poucas exceções, como "O Iluminado".

Bem, o fato é que o roteiro me surpreendeu. Achei uma boa adaptação da história. Obviamente, muitos elementos da obra literária foram deixados de fora e talvez até mesmo boa parte da essência de alguns personagens, inclusive dos protagonistas. Fermina é mais odiosa, Florentino é mais sofrido, Tránsito é mais louca e Juvenal é mais insosso no livro. Mas, de um modo geral, achei que o roteiro consegue sim, transmitir bem a história, a "alma" do livro.

Li que Gabriel, ao fim da película, fez um sinal de positivo com as mãos e disse "agora que vocês já fizeram metade da história, vamos fazer a outra metade". Hehehe. É mais ou menos isso pra quem já leu o livro. Mas acho que ficou bom pra um primeiro contato com o romance. Afinal, ao fim da sessão, ninguém se movia. As luzes se acenderam, abriram a porta de saída e ficaram todos parados, em silêncio. Só eu e Fefê nos levantamos e saímos falando mais que boca. Mas já conhecíamos (bem) a história, não houve surpresa, choque, nem mesmo grandes emoções.

Falei até agora do roteiro, pois era sobre ele minhas (piores) expectativas. Já sobre a produção... é uma das piores que já vi. Aquele bando de latino falando um inglês sofrível e ininteligível é algo que não tem explicação plausível. A produção artística é ruim de doer... figurino, cenografia e a maquiagem. Como têm coragem de apresentar aquela maquiagem? Visualmente, o filme é desagradável. A trilha também não é boa.

De um modo geral, o filme é fraco. Muito fraco. Gostaria muito de saber a opinião de alguém que não leu o livro, a respeito da história. Não da produção, porque essa não tem salvação. Mas queria saber se a história nas telas é emocionante, interessante. Como eu já conhecia e o filme não apresenta nenhuma novidade, apenas algumas extrações, queria ouvir de alguém que teve contato com o enredo pela primeira vez nas telas.

Nenhum comentário: