quarta-feira, março 19, 2008

But, honestly...


Tenho ficado mais intolerante e impaciente a cada dia com a necessidade das pessoas de se queixarem. E olha que eu até curto reclamar. Tá certo... quando digo isso é uma queixa. Mas alguém precisa dizer: parem de reclamar!
"O tempo tá muito seco. Precisamos de chuva." "Essa chuva que não pára!" "Que calor!" "Que vento chato." "O trânsito tá pior a cada dia."
Reclamar virou conversa de elevador. Ninguém mais diz "Que dia agradável, não?" ou "Viu como a lua tá bonita hoje?". E como é chato perguntar a alguém como está, e a pessoa sempre responder com uma queixa. Mesmo quando é precedida de um "tudo bem". E não tô dizendo quando você pergunta a um amigo que não vê há muito tempo e tá realmente interessado em saber o que tem acontecido com ele. Nesse caso, é normal que algumas coisas ruins tenham acontecido eventualmente. Tô dizendo de um taxista, uma manicure, a caixa do supermercado. Todos eles têm uma queixa. Por menos interessado que você esteja em saber da correria da vida dele/a ou de como é difícil se deslocar até o trabalho.
Parece inaceitável estar satisfeito com as coisas, apesar das adversidades. Manifestar bem estar soa como falsidade.
Se paramos e pensamos um pouquinho... sinceramente, a vida tá assim tão ruim quanto a pintamos? Porque pra mim, parece que, se ficar retido no trânsito tornou-se problema tão grave que dá dor de cabeça, estresse e outros sofrimentos para o corpo, a gente tá precisando olhar um pouquinho mais pro lado. Pensar mais no sofrimento alheio.
Não digo que sofrimentos são mesuráveis ou comparáveis. Cada um sabe o tamanho de sua dor. Mas também podemos escolher como tratá-la. O mundo tá cheio de remédios. É só procurar. E há sempre bálsamos dos quais nos esquecemos: carinho, cuidado, atenção. Pra receber, mas também pra dar.
Responde rápido e sem olhar: qual a cor da camisa do seu colega da mesa ao lado?
Ao invés de reclamar com ele da carga de trabalho ou do calor que faz no escritório, tente perguntar o que ele tá planejando pra páscoa.
Pára de reclamar de tudo e vá resolver os problemas. Economiza tempo, sofrimento e encheção a quem te cerca. Dificuldade todo mundo tem.

Nenhum comentário: