terça-feira, setembro 16, 2008

Sobre a cegueira e sobre o Abba

Tive duas experiências bem diferentes no cinema nos últimos dias: "Blindness" e "Mamma Mia".
O primeiro filme, baseado no livro do Saramago que, como já mencionei aqui em post anterior, é meu escritor favorito.
Temia que o filme perdesse muito em relação ao livro, já que "Ensaio sobre a cegueira" é uma obra prima, quase um tratado de filosofia em forma de literatura. Imaginava que seria impossível transpor tanta tensão, terror, realidade e até mesmo - por mais que pareça contraditório - beleza para as telas.
A verdade é que o filme consegue sim captar a mostrar a essência do livro. Faz a gente sentir a angústia, o desespero, o nó no estômago ao ver até onde as pessoas podem chegar. É um chute no baço atrás do outro.
Nem de longe dá as sensações do livro. Mas aí não sei se é uma questão minha... sou sempre capturada com mais facilidade pela literatura e, pra mim, a experiência literária é mais inebriante. O apoio visual do cinema, tem o efeito de esvaziar um pouco de sentido as histórias. Não digo que seja pior. Mas o fato é que dificilmente um filme vai me fazer sentir como um livro, quando contam a mesma história.
Acredito que a experiência no cinema, pra quem não leu o livro, seja mais intensa. Até mesmo porque a pessoa pode se surpreender.

Agora o "Mamma Mia". Vocês vão dizer que sou uma chata. E talvez seja mesmo. Mas, embora o filme seja muito divertido e dê vontade de dançar o tempo todo, não é tão legal quanto ver o musical no teatro. Até porque, você parece menos louco no teatro, se canta e dança junto, pois há interação com os atores.
Mas isso não diminui em nada a diversão. Ver uma atriz do naipe da Meryl Strip, ou um ator como o Pierce Brosnan totalmente desprendidos de senso de ridículo, dançando e cantando Abba, é algo impagável.
Todo mundo nega, mas todo mundo curte Abba. Se você for ao cinema, também vai cantar junto quase todas as músicas.
A história em sim, embora boba, também é divertida. E tem que se segurar pra não sair da sala dançando pela rua...

Nenhum comentário: