segunda-feira, maio 28, 2007

Am I overreacting?

Achei que leria em toda parte sobre o fechamento da RCTV na Venezuela, e sua substituição por um canal do governo. Pensei que encontraria protestos em blogs e sites, sobretudo os de jornalistas.
Não foi assim.
A maioria dos jornais e revistas informativas cobriram o ocorrido. Quase sempre de forma imparcial e superficial. Alguns falaram brevemente sobre liberdade de expressão e democracia. Alguns citaram o pronunciamento da presidência da União Européia, que revela sua preocupação em relação à decisão de Chavez.
Mas é só isso.
O fato me parece motivo de preocupação e indignação. Um absurdo impensado em tempos de democracia na América Latina. Se isso não é totalitarismo, não sei mais o que é.
Será que me preocupo sem razão? Ao que parece, não há muita gente pensando como eu, nem dando a mesma importância que eu creio ter esse triste episódio.

13 comentários:

Anônimo disse...

Te garanto que muitos venezuelanos pensam igual que você. E por aqui os catalães (não sei da espanha em geral) tem comentado o assunto. Eu sei que em quando se trata de mídia governos obtusos como o do Chavez querem manter o controle a todo custo. Alguém de peso ainda vai se pronunciar sobre esse episodio... espero...

Anônimo disse...

Pior não é isso, pior é o Lula dizer "Chávez é soberano para decidir sobre TV" Potty pode xingar no seu blog? Se não perdoa-me! VAI TOMA NO CÚ, meu presidente é um bosta!

Sobre o assunto da fechamento eu achei pouco comentado mesmo, eu fiquei triste mesmo!

Fernando "puto nas cuecas" Campos

Pollyanna Xavier disse...

Não ouvi esse comentário do Lula, felizmente... eu acho!
Mas quer saber? Ele tem razão...Chavez é mesmo soberano para decidir sobre TV. E, aparentemente, sobre o que ele bem entender.
É triste ver que a gente aprendeu pouco, ou nada, com nossa história recente.
Ninguém faz nem fala nada. As pessoas não se indignam, não se surpreendem com o absurdo. Assim ele será soberano enquanto quiser.
Houve meia dúzia de protestos, umas manifestações com violência, que dão motivos para criticar e condenar a oposição.
A coletividade é burra. Muito burra.

Pollyanna Xavier disse...

E, Mau... eu também espero que alguém se manifeste. Sinceramente!

Pollyanna Xavier disse...

Ah... e ao contrário do governo venezuelano, meu Blog é quase democrático! Qualquer opinião fundamentada e inteligente é aceita. Hahahaha

Anônimo disse...

olha só, pra não dizer que ninguém comentou o assunto fora da Venezuela, Boing Boing não nos deixa na mão.

Anônimo disse...

A RCTV, lá e cá

A mídia nativa elegeu Hugo Chávez como o perigo público número 1, secundado por Evo Morales. Hoje leio na Folha de S.Paulo farto material assinado por Fabiano Maissonave sobre o fim da concessão da RCTV, maior emissora de televisão da Venezuela, determinado pelo presidente Chávez. Informa o jornal que com o encerramento das atividades da RCTV, não haverá mais crítica pela tevê ao governo de Caracas. Permito-me observar que a palavra crítica soa como muito tolerante em relação à emissora e distante da verdade factual. Dentro da RCTV foi tramado o golpe de Estado que em 2002 manteve afastado Chávez do poder por dois dias, e por pouco não o assassinou. Ali mesmo, nos estúdios da emissora, os representantes da oligarquia reuniram-se para urdir o plano de típico sabor latino-americano, a contar com o apuro da mídia em geral e quatro estrelas de quepes imensos. Concessões de canais são da competência do Estado, conforme a Constituição venezuelana. Quanto à liberdade de expressão e ao exercício da crítica, há notável diferença entre a defesa destes direitos democráticos e o inextinguível propósito de conspirar contra o Estado de Direito. Aliás, observo certo parentesco entre a mídia de lá e de cá.
enviada por mino

Eduardo"porque xotas ninquem olha para os dois lados antes de atravessar uma rua?"Rosera

Pollyanna Xavier disse...

É diferente condenar a ação de Chávez e defender as ações da RCTV. A gente precisa TER os dois lados pra olhar. Se um estiver c/ algo q/ obstrua a visão, a gente precisa cobrar "transparência"... palavra tão em moda em tempos de suposta exposição da corrupção.
Fico muito feliz em saber que tem gente comentando o assunto agora. Independente de quem está certo.
E, a gente que é um pouquinho mais informado que a média, e tem inteligência suficiente pra entender o que tá na Folha e também o que o Mino escreve (somos uma pequena, mínima, minoria), sabe bem que Chávez não agiu pela soberania e em defesa da democracia, certo? Por mais condenável que tenha sido toda e qualquer posição e atitude da RCTV e seus representantes!
Polly "a favor de toda manifestação fundamentada, pró ou contra" Parker

Anônimo disse...

Bem vamos lá. Não sei o que é dois lados. Como exposto pelo Mino o caso da RCTV não era criticar, questionar, mostrar uma segunda opinião ou olhar por um novo prisma a fim de construir uma discussão, era conspirar contra um estado democrático de direito. Além do que este governo não redigiu a constituição que dá direito ao Chaves de fazer o que fez. Ele fez certo? Acho que não. Mais não podemos negar que o que ele fez esta inserido em uma sociedade democrática, que possui leis e todas foram seguidas e possibilitaram o cancelamento da concessão. Mais uma vez acho um absurdo o acontecido, mas também acho muito fácil nós, pseudo-intelectuais, ficarmos aqui condenando um ato que talvez não tenhamos informação suficiente e real conhecimento dos fatos para julgar.

Sem mais,

Eduardo"nem esquerda nem direita mais democrático até morrer"Rosera

Pollyanna Xavier disse...

Esse Mino Carta, q/ de pseudo não tem nada. É um puta dum intelectual, é meio irritante c/ toda a sua suposta imparcialidade. Se as pessoas em geral tomam um lado, ele vai lá e impõe sua imparcialidade.
Não dá pra ser imparcial sem conhecer OS DOIS lados. Existem sim, dois lados: RCTV e Chávez. E eles são, sim oposto. E concordo: ambos errados. Mas o erro de um não justifica o erro do outro. Eu continuo achando que o Chávez está errado e continuo achando o ocorrido muito triste. Mesmo tendo novas informações.

Polly "imparcial, my ass" Parker

PS- Zanahoria atrevida! Vai catracar lá no Betazine!!!

Anônimo disse...

Eu catraco se eu quizer, não bato nocê porque você é mulher.

Eduardo"eu quero que o Chaves morra, to nessa pelo Starcraft II"Rosera

Pollyanna Xavier disse...

Tsc, tsc, tsc... vc esquece dos meus treinamentos com o "quase" Pai Mei, mestre Mauro!!!
Pro paço...

Anonymous disse...

Eu catraco se eu quizer, não bato nocê porque você é mulher.

Eduardo"eu quero que o Chaves morra, to nessa pelo Starcraft II"Rosera