quarta-feira, maio 07, 2008

Duplo vexame atleticano


Com muito mérito venceram Palmeiras e Flamengo, seus campeonatos estaduais. Dois times com os quais não me simpatizo, mas que devo reconhecer - galgaram sua vitória com competência. E venceram, nas finais, dois times que chegaram até ali no susto, sem um trabalho bem feito. Não sei se desmerecidamente, pois é difícil falar de merecimento em futebol, onde há tanta emoção envolvida.
O meu Galo, seguramente, não teria merecido o título. As finais foram um retrato do que é o time hoje: um amontoado de jovens com moderado talento, nenhuma experiência e zero de controle, mais um bando de velhos jogadores que passaram da hora de aposentar. E, vale mencionar, mencionar um técnico incompetente, volúvel e antipático.
O Glorioso devia ter se contentado com o segundo lugar que, na atual situação, é mais do que se poderia esperar. Podia ter jogado honrosamente pra evitar vexame e receber a taça de vice de modo limpo. Mas não, tinha que envergonhar os muito milhares de torcedores que compareceram ao primeiro jogo com um 5 a 0 diante do maior rival e, não satisfeito, o elenco se mostrou completamente descompensado no segundo jogo. É claro, que a torcida adversário provocou e, infelizmente, o time adversário também entrou no clima e achou que ganhar no placar era pouco. Sim, é de uma pobreza de espírito sem tamanho a atitude dos jogadores cruzeirenses. Mas isso é frequente no clássico mineiro e, se um time não tem qualidade técnica pra vencer, devia ao menos ter controle emocional pra não fazer tão feio. Se não aguenta, bebe leite!
Mas não foi só o meu Atlético que deu vexame. O que aconteceu após a final do paranaense foi talvez mais patético do que aconteceu aqui, porque partiu de dirigentes. Não permitir a cerimônia de entrega de troféus e medalhas é uma baita demonstração de pequenez da alma também. Ah, vá... pra evitar violência?! Como diriam uns curitibanos amigos meus: vai mentir pros presos, seu Petraglia!
Ali, o resultado final não foi um retrado do que aconteceu no campeonato. É bem verdade que o Atlético foi superior ao Coritiba e merecia a taça. Mas futebol não se trata só de justiça lógica e racional. Trata-se também de emoção, de enfrentar o rival em grandes finais, de às vezes perder aquele único jogo que não se poderia perder e ter de ver a comemoração do pior inimigo dentro de sua casa. Deal with it! Feio e vergonhoso.

E hoje sou Boca desde menininha. Dale, dale, dale Boca!!!

Nenhum comentário: