terça-feira, maio 11, 2010

A copa do mundo



É engraçado como a convocação da seleção causa comoção nacional! Tanto alvoroço, ninguém satisfeito, sobram críticas.
Me lembro que, quando criança, uma copa era motivo pra reunir vizinhos e festejar. Era um período muito alegre, de ruas coloridas, as pessoas animadas. A frustração da perda durava pouco. O futebol parecia realmente importante na situação como um todo.
Na adolescência, copa também era motivo de festa. Menos familiares, é verdade. E o futebol importava pouco. Quase nada
Hoje mal me lembro que vai haver uma copa até que ela chegue. Gosto de assistir aos jogos e até torço, sem angústia ou expectativa, pela seleção brasileira. Não pelo que ela apresenta de talento, não porque ela mereça, não porque haja ídolos nas seleções dos últimos anos. Mas porque é divertido ver a alegria das pessoas (que não é a mesma, nem tão grandiosa como era a da minha infância... ou eram meus olhos infantis?). É uma alegria burra, sem razão, pura paixão.
E não é isso o futebol? Paixão e alegria? Não é para nos divertir e entreter? Gosto de futebol e sou torcedora (do Glorioso Clube Atlético Mineiro, não da seleção). Assisto a programas esportivos. Mas ando muito cansada das análises racionais, das opiniões fundamentadas, das estatísticas... como é possível colocar o futebol numa planilha? Como é possível tornar uma paixão em algo tão chato?
Hoje vão pulular os comentários embasados, as análises táticas, os profundos estudos sobre a seleção de Dunga. Eu preciso admitir: não sei nem de quem se trata metade da seleção convocada.
Eu quero ver a copa. E quero torcer. Mais pra que dê tudo certo e não tenhamos que ouvir que foi um erro ter um país emergente como sede, que era previsível que não teriam estrutura para sediar evento tão grandioso... torço mais pelo sucesso da África do Sul como sede. Quem vai ganhar pouco me importa. Que seja uma seleção que apresente beleza, alegria e que se divirta.
Futebol pra mim, hoje, é como esse belo comercial da Pepsi. Boas ideias assim são uma das vantagens que traz uma copa do mundo de futebol.
E a convocação dessa seleção é irretocável!

Nenhum comentário: