quinta-feira, junho 03, 2010

Posicione-se!

Numa conversa via msn dias atrás, percebi que estou numa fase de posicionar-me a favor ou contra todo e qualquer assunto. Me peguei digitando várias vezes "sou a favor/contra" bla, bla bla... Às vezes acompanhado de expressões de intensidade - 100%, totalmente, etc. Às vezes com pequenas variações - sou sempre em prol de bla, bla, bla...
Passei a prestar atenção e vi que, também na fala, essas expressões têm aparecido com frequência.
Coisa chata, né? Dá a impressão de que eu tenho uma opinião pronta, formada sobre tudo. Até tenho opinião sobre tudo, claro, mas uma opinião aberta, com possibilidades de formatação. Ela pode ser mais profunda ou mais rasa, de acordo com o conhecimento que tenho sobre o assunto. Adoro ouvir o que as pessoas têm a dizer e adoro perceber que meus pensamentos mudaram porque alguém acrescentou alguma informação ou ideia que eu não tinha. Sinto como se fosse um pequeno salto evolutivo.
Essas armadilhas da linguagem que nós mesmos armamos podem nos mostrar ao mundo de maneira tão distinta daquilo em que acreditamos! A linguagem é SEMPRE limitada, é verdade, mas a gente também se trai muito por ela.
Em que pese eu me posicionar sobre tudo, são posições pontuais, baseadas tão somente no escopo de informações que tenho até aquele momento. Todavia, meus olhos e ouvidos estão abertos e atentos ao que o mundo tem a me mostrar. E quanto mais novidade, melhor! Quanto mais eu puder mudar minhas ideias, tanto mais estarei feliz por evoluir, crescer, melhorar!
Living and learning, sempre!

Nenhum comentário: