quarta-feira, julho 21, 2010

Pragmatismo responsável e ecumênico

Hoje estava lendo o último post no blog do Hildo e uma frase de que gosto muito, do filósofo espanhol Ortega y Gasset, me veio à cabeça: "Yo soy yo y mi circunstancia, y si no la salvo a ella no me salvo yo." (Meditaciones del Quijote)
É desse pensador um dos conceitos mais interessantes da filosofia contemporânea (ou moderna - não sei bem as divisões cronológicas do pensamento filosófico): a razão vital, modelo construído como forma de superação da razão pura kantiana. A razão vital é um constructo teórico interessante pois preconiza a interação do homem com a realidade, sem que haja primazia de um sobre o outro. Não existe um eu isolado do mundo.
Não se trata, no entanto, de uma "visão sistêmica" da vida, que em geral empobrece o papel do eu, aliviando a responsabilidade do sujeito sobre suas ações, como se elas só tivessem peso na medida em que afetam o todo. Não. Vejam que, embora declare não haver primazia, o filósofo diz "eu sou eu E minha circunstância". O eu total é um eu subjetivo que interage com sua circunstância. Não com qualquer circunstância. Não EM uma circunstância.
Assim, é a ação do eu subjetivo no mundo que constrói e molda o eu social. Na medida em que trabalho para tornar a minha realidade melhor, é a mim que beneficio.
Se as pessoas pudessem entender uma ideia tão simples, o mundo seria infinitamente diferente. Curitiba receberia jogos da Copa de 2014 e a cidade se desenvolveria para todos que nela vivem e para os que a visitam. Simples assim.

Um comentário:

Hildo disse...

Olha só, um "apud" pra mim!
=)
Thanks!!

Mas é... simples assim...
A razão pura me foi muito importante, sabe... houve época em que não poderia viver sem aplicá-la, e humildemente reconheço que ela me fez, em grande parte, chegar ao que sou.
Mas passou.
Hoje, felizmente, entendo o valor e a necessidade de se estabelecer relações, de se viver em relação.
Automaticamente, o mundo passa a ser diferente - os olhos mudam, o sujeito cognoscente muda, tudo muda!