segunda-feira, março 05, 2007

O único jeito de explicar o amor

Só recentemente ouvi com mais atenção o último álbum do Chico Buarque, "Carioca". E nele está a mais bela poesia dos últimos tempos. A canção "Porque era ela, porque era eu" traduz, sobretudo nos três últimos versos, a única resposta possível à pergunta "por que?", quando se trata de uma história de amor. Qualquer história de amor. Ele está parodiando Montaigne no título da cançao e nos dois versos finais. Difícil saber quel o poeta maior. O que originalmente escreveu ou o que entendeu.

Aí a letra:

"Eu não sabia explicar nós dois
Ela mais eu, por que eu e ela
Não conhecia poemas
Nem muitas palavras belas
Mas ela foi me levando
Pela mão

Íamos tontos os dois assim ao léu
Ríamos, chorávamos sem razão
Hoje, lembrando-me dela
Me vendo nos olhos dela
Sei que o que tinha de ser se deu
Porque era ela
Porque era eu"

Nenhum comentário: