quinta-feira, setembro 27, 2007

Catalúnia... Espanha... Catalúnia da Espanha...

(Eu, Mau e Leca)

Coisas que me fizeram amar Barcelona: Gaudí, Picasso, Miró, tapas, cava, mar mediterrâneo, clima, parques, beleza, bares, tradições estranhas, localização. Coisas que não vi (mas quero ver) e são pontos positivos da cidade: o Barcelona e seu Camp Nou, o GP de Barcelona.

Em suma, Barcelona é a cidade pra se morar na Europa. Tem clima bom, tem bom futebol, tem F-1, tem mar, acesso fácil às cidades mais interessantes do continente, boa comida, boa bebida, muita festa, eventos e instituições culturais, além de belos parques e uma arquitetura admirável!

Tá... os catalães são de fato arrogantes e pedantes. Realmente insistem em dizer que a Catalúnia não é Espanha. Segundo o Mau e a Leca, eles querem ser franceses, hehehe. Mas há as hordas de imigrantes que amenizam o problema, diversificando a gama de hábitos e culturas encontrados por lá. E mais: eles têm bares de tapas e fabricam a cava, por isso merecem consideração.

A cava é um espumante e, como os demais espumantes que não são fabricados em Champagne, não podem receber o mesmo nome da região francesa. Mas, enquanto o resto do mundo contenta-se com o nome genérico de "espumante", os catalães, obviamente, tem um nome próprio para a sua bebida.

É uma bebida leve, frutada, ideal para o calor e como acompanhamento de tapas. É bem gostosa. Não tem a personalidade de um bom vinho tinto encorpado, nem de um bom champagne, mas cumpre bem o papel de uma bebida agradável, festiva, que não precisa ser consumida com moderação, mas em abundância. E, ao contrário das outras bebidas com essa função e propriedades, não causa ressaca! E o melhor: é barata. Bem barata.

Outro traço interessante da cultura catalã: tradições esquisitíssimas de natal. Eles colocam um homenzinho defecando no presépio. Isso mesmo! E esse homenzinho tem um nome, é o caganer. Seu papel é adubar o pasto. Segundo o mesmo casal de amigos citado acima (que enriqueceu muito meu conhecimento sobre a cultura catalã), encontra-se várias versões do caganer nas lojas às vésperas do natal - como Ronaldinho Gaúcho, membros da família real, artistas...

Também existe outra tradição bem peculiar, conhecida como "caga tío" (sim, eles parecem ter alguma obsessão com o ato de defecar). Consiste em um tronco onde são colocados os presentes que são arrancados a porretadas pelas crianças, que ordenam: caga tío!, para que os presentes caiam. O caga tío é vendido decorado, para o Dia de Reis, quando se entregam os presentes por lá, e não no Natal.

Um povo que coloca homens defecando no presépio, mesmo que seja metido à besta, merece certo respeito dos outros povos!

Apesar de não se comunicarem uns com os outros em espanhol, quem fala essa língua se comunica facilmente por lá. Afinal, embora eles não queiram, a Catalúnia é Espanha, sim, e o espanhol é a língua oficial! Ainda bem... porque o catalão é horroroso e nada agradável aos ouvidos!

E viva a Catalúnia e, por que não, os catalães! Já quero voltar...

Mais posts virão. Há mais o que dizer sobre essa cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

gracias cariño! eres un cielo y fue un placer pasear por Barcelona contigo! para enriquecer a sua cultura catalana: http://www.caganer.com/ (babe, ele tem site!!)
http://es.wikipedia.org/wiki/Caganer

e claro, o rei do Natal, o caga tío (que papai noel que nada!!):
http://es.wikipedia.org/wiki/Ti%C3%B3_de_Nadal

venga! me cago en todo!!
petons!!

Pollyanna Xavier disse...

Hahaha... que fantástico! Adorei as explicações quase antropológicas no Wikipedia... principalmente a parte que ressalta a aceitação da igreja ao caganer, hehehe.

Então rá explicado porque o Brasil tá essa m....
É a falta do caganer nos presépios daqui. É ele quem traz prosperidade à Catalúnia, então!

E as canções do tio, então?! Que divertidas...

Hahaha... los catalanos son locos!