segunda-feira, setembro 24, 2007

I don't want stay here. I wanna to go back to Bahia...

(Lisboa... igual Ouro Preto my ass!!!)

Voltei! Aos poucos vou postando as histórias e comentários... são muitos!!! E fotos também.
Desde já quero agradecer a incrível hospitalidade dos meus queridos amigos Mau e Leca em Barcelona, que é a cidade pra se morar na Europa! Adorei a cava, os bares e restaurantes, as comidas, os passeios e, principalmente, a companhia. Vocês são uns amores... espero voltar logo!!! :) Saudades já...

Começo pelo começo: Portugal. Primeiro país visitado.

Incrível que digam que falamos a mesma língua. A compreensão é bem difícil por muitas vezes. Mas os portugueses que encontrei são bem divertidos. Digo os que encontrei, para não generalizar. Mas o traço mais marcante da personalidade desse povo, pra mim, foi a total falta de discrição! Muito engraçado como encaram as pessoas na rua, prestam atenção na conversa alheia e até fazem intervenções. Vi vários lisboenses simplesmente pararem ao lado de duas pessoas conversando, no metrô, por exemplo, e prestarem bastante atenção no diálogo. O mais engraçado é que, quando eram outros dois lisboenses que conversavam, eles sequer se davam conta da presença bem próxima e participativa do estranho.
País lindo. Pelo menos o pequeno pedaço que conheci: Lisboa, Sintra e Caiscais. Cheio de belas paisagens, castelos, construções belas e imponentes, muitas igrejas. Os patéis de Belém são de fato notáveis... assim como a incapacidade para entender metáforas dos portugueses. Mas têm um senso de humor bastante peculiar, marcado pela ironia, o que pode gerar momentos divertidos em conversas.
Não esperava tanto desse país e me surpreendi. Merece ser revisitado. O fado não é tão chato como imaginei e o vinho verde é bem bom! Ah... e o bacalhau merece mesmo, bastante atenção do turista. Bom... muito bom! E barato.
Personagem: Henrique, o taxista. Ele nos levou para um passeio a Sintra e Caiscais. Se empolgou muito quando meu irmão perguntou sobre o Benfica. Não parava de falar das maravilhas e da estrutura do clube. Para embasar seus comentários, abriu um jornal e começou a procurar e ler umas coisas... enquanto dirigia... na estrada! Sentou-se conosco para almoçar, dando palpite nos pedidos, observando atento as fotos que meu irmão via em sua máquina e, claro, fazia comentários. Nos deu a importante informação de que, no inverno em Caiscais, o mar é mau...

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah! a gente adora visita! é sempre legal ter um pedacinho de Brasil aqui! obrigada! e claro, a gente sempre te espera aqui de volta né!!! besos!!

Anônimo disse...

lazer!!!! Quem me dera!!!!

GK

Anônimo disse...

o mar é mau?
hehehe... Portugal é um lugar esquisito!

e com essa historia de participar da conversa alheia, acho que eu quero ser portugues!
=]

Beijos, PP! Chama o Bono que eu chamo o Michael!