terça-feira, setembro 25, 2007

Como nunca, jamás lo imaginé...

(El Palacio Real)

Madrid! Já vale a pena visitar, pelo simples fato de abrigar o Museo del Prado. Dica: visite o Reina Sofia antes de ir ao Prado. Isso porque o Reina Sofia não é exatamente um espetáculo, ao contrário do Prado, que dá vontade de ficar mais, não ir embora, voltar...
Mas o Reina Sofia, apesar de estar num prédio "mais ou menos" pra um museu, guarda o Guernica. Então tem que ser visitado. A sala é estreita e a distância máxima para observá-lo não é ideal. Ainda assim, é uma obra difícil de tirar os olhos. Quanto mais você olha, mais detalhes descobre, mais encantado fica... ele paralisa, hipnotiza.
O Prado é quase todo encantador. O ápice, é claro, é Velázquez com seu "As meninas". Outro quadro tão rico de detalhes que não dá pra cansar de olhar e descobrir coisas não percebidas anteriormente. Impressiona que façamos parte da obra, quase sem perceber. Impressiona a luz. Impressionam as expressões... difícil descrever.
Talvez, o único defeito da cidade seja estar em meio a um enorme deserto. O que torna o clima muito seco e a vida difícil pra quem sofre de alergias respiratórias. No mais, a cidade é perfeita. O espanhol é uma língua deliciosa, os madrileños são alegres, bem humorados, falantes, festeiros. Há inúmeras opções culturais e de diversão... muitos teatros, cinemas, museus, boates, bares, tablaos flamencos. A vida noturna é intensa e rica. Há belos parques. Há gente de todo o mundo... se escuta as mais diversas línguas pelas ruas e praças. Os preços são bem acessíveis.
O excesso de turistas, em sua maioria mochileiros, às vezes é meio chato. Não sei se de tanto andar naquele calor desértico de mochila nas costas, ou por falta de asseio mesmo, há muita gente fedorenta pelas ruas. Imagino que passado o verão, isso se amenize. Terei de voltar em outra época para comprovar...
Ah... e tem o melhor metrô DO MUNDO! E isso não é uma opinião minha. A cidade de fato recebeu esse título! As estações são bonitas, numerosas, de fácil acesso (inclusive para deficientes), todas com escadas rolantes... os trens são bons, abundantes e limpos. Muito fácil se locomover pela cidade. Mas ainda acho que o melhor mesmo é caminhar, e muito! A cidade é bem bonita e você sempre descobre uma praça, um parque, uma igreja, um museu, um bar...
Mas a siesta não é lenda. Tudo realmente pára depois da hora do almoço que, aliás, é mais tarde que a nossa: entre 14:00 e 16:00. Mas quem pode condená-los por cochilar um pouco depois de comer (muito), tomando vinho, naquele calor todo?
Só pra constar: fui a um show de flamenco. Isso que a gente vê aqui, é tão somente uma tosca imitação do baile andaluz. Aqueles bailaores y bailaoras possuem algum dispositivo cerebral para rapidez, coordenação motora e ritmo que nós não temos!
E há tapas. A Espanha deve ser muito admirada por essa invenção culinária: pequenas porções dos mais deliciosos e diversos petiscos. Uma curta visita a um bar de tapas proporciona uma grande quantidade de experiências gustativas que levaríamos semanas para conseguir nos botecos brasileiros! E com vinho tinto dos bons!
Os espanhóis definitivamente sabem aproveitar as melhores coisas da vida! São bon vivants de dar inveja!
Olé!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

O Palacio Real é meio blé num é não??? O guernica é foda! vc tem a mesma opinião de Madrid que eu tenho. Ah... se Madrid tivesse praia...

Lu e Dado disse...

olé!!!!!

Aluana disse...

olé!!!!!