quinta-feira, dezembro 09, 2010

Enlighten me, Greg!

Li há pouco no blog do Rafa uma versão reduzida , em português, de uma entrevista de Greg Graffin para a Scientific American.
The nerd

Greg Graffin é vocalista e frontman do Bad Religion, banda que, por inúmeros motivos, é a banda da minha vida. Ele também é cientista e acadêmico. Estuda paleontologia e biologia, especialmente interessado na evolução das espécies. 

The punk
O multitask Greg é ateu e defende a ideia de que religião e ciência são incompatíveis. Na referida entrevista, Greg fala sobre sua visão da ciência, da evolução, de sua música, sobre seu livro, compara a evolução e o punk rock, e afirma que Darwin era punk.
Recomendo fortemente a leitura, se não da completa, em inglês, ao menos da versão reduzida em português. Há brilhantes ideias e ótimos conselhos nas respostas de Greg, como "Devemos parar de pensar em comportamentos como leis e abraçar os acasos."
The handsome
O cara é mais do que um ídolo e líder pra mim. Ao mesmo tempo nerd, punk rocker, ateísta, cientista, escritor... Além de fazer isso tudo com extrema competência, ainda é bem bonitinho. Minha alma gêmea!

4 comentários:

Anônimo disse...

"ateísta"? Imagino que você quis dizer ateu, certo?

Pollyanna Xavier disse...

Na verdade, no meu entendimento ele é ambos, uma vez que é cientificista cético e não crê em nenhum tipo de divindade. Não sei como ele próprio se denomina, no entanto. ;]

Anônimo disse...

Olá,

Posso apostar ele se denomina "atheist", que em português se traduz simplesmente como ateu, sem mais.

Anyway, obrigado pelo post e por chamar a atenção para a entrevista.

Um abraço
Diogo

Pollyanna Xavier disse...

Exatamente, Diogo. No inglês, a palavra usada correntemente é "atheist", embora existam variações, com usos levemente diferentes.
As línguas latinas, no entanto, são mais hiperbólicas, hehehe. Há ateu, ateia e ateísta. Muita gente acha ateísta menos ofensivo e vê-se pequenas diferenças de definição entra as duas palavras. Mas etimologicamente ambas significam exatamente a mesma coisa!
Eu é que agradeço pela visita e pelos comentários. Volte sempre!

Abraço,

Polly.