quarta-feira, dezembro 08, 2010

Então é Natal...

Uma das delícias do Natal
Eu não gosto dessa época do ano. Há uma lista de coisas desagradáveis em dezembro: trânsito muito mais intenso, chuva constante, todos os lugares muito cheios, obrigação de comprar presentes (adoro dar presentes. Odeio a obrigação), milhares de eventos - muitas vezes mais de um no mesmo dia, cansaço, todo mundo reclamando de todas as coisas que listei aqui, músicas de Natal, comidas com uva-passa, perguntas recorrentes como "você vai viajar?" ou "o que vai fazer no Reveillon?", amigo oculto, ouvir centenas de vezes que o ano voou, decoração natalina...
Mas o que realmente me irrita, me dá vontade de bater nas pessoas, é a súbita e imensa caridade, o espírito cristão sazonal que acomete o mundo ocidental por conta da proximidade com o aniversário do Menino Jesus. A pessoa passa o ano inteiro sem sequer cumprimentar o porteiro mas, em dezembro, pega cartinha no correio pra presentear uma criança desconhecida que passou fome durante todo o ano, mas vai adorar a mochila da Hello Kitty lindíssima que vai ganhar do Papai Noel anônimo. Asilos e creches recebem montes de doações, que vão durar até março... O que eles vão comer, vestir e usar de março a dezembro? Não importa... Você fez sua parte, certo?
Apesar de ter sido educada em escola católica, não me acostumo com esse amor ao próximo do cristão, que só se manifesta diante de grandes catástrofes, da campanha do Criança Esperança e com a aproximação do Natal. É como se essas atitudes pontuais os fossem garantir os céus... Uma forma de comprar a paz eterna. Mas não se preocupe, devoto e bondoso ser... Basta que você se arrependa sinceramente no final por ter ignorado as centenas de mendigos no caminho, as necessidades da empregada da sua casa, o primo doente do interior e todo o mundo que está a sua volta e não faz parte do seu núcleo familiar. E também dos outros pequenos delitos que eventualmente tenha cometido. Arrependa-se, e você será perdoado por não ter feito nada para tornar o mundo minimamente melhor.

2 comentários:

Fefê disse...

A parte que mais me irrita, e hoje está interferindo no meu comportamento sobremaneira, é a trilha sonora !!! Desde o momento em que acordei e abri a janela estou ouvindo músicas de natal em ritmo latino (sabe aquelas flautas chilenas (?)). Eles deviam ficar no tema "Celine Dion" e lá no parque municipal, pronto, falei!
Se é pra ouvir natal em ritmo latino que seja o "belíssimo" José Feliciano e seu Feliz Navidad!!
http://www.youtube.com/watch?v=xMtuVP8Mj4o&feature=related

Pollyanna Xavier disse...

Couldn´t agree more! É por isso que evito shoppings e aglomerações em geral, hehehe. Mas ao que parece você não tem essa opção, já que recebe uma serenata sob a janela...