terça-feira, novembro 30, 2010

Lalangue

Está na moda, sobretudo em provas de vestibular e de concursos, a linguística funcional, que privilegia o discursos e as relações contextuais na análise da língua. Assim, as questões das provas que têm como base a linguística funcional contêm menos expressões como "está gramaticalmente correto" ou "de acordo com a prescrição gramatical", e mais como "de acordo com a norma culta". Isso porque a gramática funcional considera que, dado o uso corrente entre os falantes, certas expressões ou formas da língua não podem ser consideradas erradas, mas apenas em desacordo com a norma culta.
Se você, como eu, formou-se há mais de 10 anos, precisa desaprender um monte de coisas e aprender várias outras que nos ensinaram como pecado mortal na escola. O lado bom é que isso democratiza a língua, a torna um retrato de seus falantes e mais acessível a todos.
Fico imaginando se os anglo-saxões, tão apegados a costumes, símbolos, documentos fundantes, entre outras coisas, são ou seriam adeptos da linguística funcional. A monarquia constitucional vigora na Inglaterra desde o século XVII, a Constituição americana data de 1787 e o dólar americano de 1792.
O que pensariam os gramáticos bretões dos acrônimos que dominam a comunicação no mundo virtual?  Hoje é possível manter uma conversa inteira sem escrever uma palavra sequer. Duvida?

1: LTNS 
2: :-)
1: FYI IHIWTH
2: MMDA
1: OMG GTG
2: WTF
1: SSDD
2: FISHMO
1: DUS
2: JK
1: IANL
2: HMHIS GL
1: TFU TY
2: TTYL
1: SYL
2: U2

Não entendeu nada? Este link pode ajudá-lo.

Será que as gramáticas e livros didáticos britânicos e estadunidenses incorporarão essa nova forma da língua adotada na rede mundial? Vão precisar traduzir Shakespeare e Jack Kerouac pra molecada!

2 comentários:

Hildo Jr. disse...

Percebo que, apesar da sua inicial ojeriza às novas midias sociais, o quiche em fatias já foi um belissimo acréscimo para seu pequeno espaço de divagações.
Bom uso, parabéns!

Pollyanna Xavier disse...

Gotta tell you, dear... o twitter tem facilitado minha vida, sobremaneira! Ter as principais notícias de PE e dos principais jornais do mundo na minha timeline, além dos assuntos de interesse (música, cinema, etc.) otimiza o meu tempo na internet. Vc tinha razão!
Já o Facebook eu tô odiando! Too much information, too much sharing... Pronto, falei. Hehehe.
Thanx!