quinta-feira, dezembro 23, 2010

Tá me seguindo?

Resisti, durante muito tempo, a criar contas no Facebook e no Twitter, apesar dos conselhos de alguns amigos e conhecidos. Não conseguia ver benefícios em associar-me a tais redes, mas enfim sucumbi.
No espaço de uma semana, há cerca de um mês, criei uma conta no Facebook e outra no Twitter.
A avaliação que faço de um serviço e outro é completamente diferente. O Twitter de fato facilitou minha vida. É sensacional ter os principais jornais, portais de notícias, o MRE, entre outros, na minha timeline. Não preciso ficar entrando em cada um dos sites em busca de notícias. No intervalo entre uma aula e outra, uma leitura e outra, basta abrir a home do Twitter e está tudo lá. Se algo é de interesse, apenas clico no link e acesso a notícia, o vídeo, a entrevista. Otimiza o tempo e o uso da internet. E ainda me divirto com as cantadas do pedreiro, com outros avatares que sigo, e postando minhas esquisitices em doses homeopáticas. O Twitter mostrou-se uma forma de interação ágil, útil e divertida. Saldo muito, muito positivo.
O Facebook, por outro lado, é uma ferramenta do capeta. Estou segura disso. Sou lesada e preguiçosa... Demorei um tempo e precisei de muita orientação (Thanx, Fêfa!) pra descobri como filtrar coisas desinteressantes e desagradáveis. E são MUITAS que há por lá. É muito esquisita a necessidade de exposição das pessoas, o excesso de compartilhamento. Há quem goste de dividir TUDO com o mundo. Você abre a página inicial e dá de cara com a vida dos "amigos"... Porque também não há muito critério, de modo geral, pra adicionar pessoas. Quanto mais melhor. Então você expõe lá uma ação, um pensamento... De repente, pessoas que você viu uma, duas vezes na vida, curtem, comentam, participam com uma pessoalidade impossível na vida real. 
O clima de familiaridade criado pelo FB é algo que me é muito estranho. Não tenho essa mesma sensação aqui no blog (ou em blogs alheios) ou no Twitter... onde as pessoas dividem opiniões e pensamentos sobre interesses comuns ou divergências ideológicas. O saldo, até o momento, é bem ruim.
E ontem dei mais um passo rumo à hiperconexão (é assim que tô me sentindo com tantas contas, redes e formas de contato): criei uma conta no Skype. O troço deu pane na sequência, hehehe. Vejamos o que essa ferramenta terá a me oferecer. Espero que me aproxime ainda mais dos amigos geograficamente distantes...

2 comentários:

Rafael disse...

então Potty! quase que em uma sincronia admirável, mesmo "a distância", seguia seus mesmos passos: conexão no celular, facebook, skype, etc...
exceção ao twitter - que ainda estou bravamente resistindo.
de um mês para cá, decidi também mergulhar no universo da hiperconexão - talvez por motivos que ainda não estejam bem claros, mas enfim...
quem sabe, em razão da facul e por passar um ano todo "mergulhado" dentro da geração dos 90....são terras onde a hiperconexão parece estar cravada no DNA!
fato é que estamos por aí....com um DNA "defasado" e sempre correndo atrás!
quem sabe não esteja mesmo por aí a essência da vida...ou da manutenção da mesma!parece ecoar em darwin, não?!
chega de delírio! de volta ao trabalho! boas festas! bj! rafa

Pollyanna Xavier disse...

Ah, Rafa... eu nem tento mais acompanhar. A minha tentativa é de achar usos que, de alguma forma, me acrescentem algo, facilitem minha vida ou a tornem melhor. Sou muito curiosa em relação ao comportamento humano, em qualquer situação/realidade, e preciso ao menos conhecer. Apesar da resistência inicial (nãaao que eu seja teimosa, hehehe), sempre acabo descobrindo uma forma de me divertir... ;)
Boas festas pra vc tb!!! Bjs...