sexta-feira, julho 28, 2006

Anterior ao entendimento, palavra

Sou apaixonada por livros. Não só por ler. Não me contento com pegar livros emprestados. Preciso tê-los - e tenho muitos. Por isso nunca fui de freqüentar bibliotecas, mas livrarias.
Na feira de livros pareço criança no parque. Poucas coisas me fazem mais feliz do que voltar prá casa com sacolas (sim, no plural) de livros.
Estou SEMPRE lendo algum livro, e há sempre uma "lista de espera" de pelo menos uns cinco.
Livros têm o poder de nos mudar. Não só pelo conhecimento que acrescentam, ou por aumentarem o vocabulário e o domínio da língua; mas sobretudo pela capacidade de nos causar epifanias, mobilizar emoções, provocar catarses e até mesmo experiências sensoriais, somáticas. São tão transformadores como uma viagem, um encontro com uma pessoa que se torna especial ou qualquer outra experiência que amplie nossa consciência, que seja assimilada subjetivamente, expandindo nossos "horizontes".
Como são tão importantes prá mim, resolvi fazer uma listinha com os 10 + imprescindíveis. Livros que me tocaram de forma mais contundente e que, mais diretamente, me ajudaram a ser como sou, pensar como penso, sentir como sinto, etc.
Não vou listar aqui livros da infância, que são muitos e igualmente importantes, mas que hoje seriam lidos com outros olhos (graças tb a eles próprios). Vou colocar os que mais valorizo hoje, e que exigem certo repertório e, principalmente, interesse.
Considerem também como indicações, pois para mim todos deveriam lê-los ao menos uma vez na vida. Vamos lá:
  1. O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Márquez
  2. Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
  3. O mal-estar na civilização - Sigmund Freud
  4. Artifícios - Jorge Luís Borges
  5. Grande sertão veredas - João Guimarães Rosa
  6. Claro enigma - Carlos Drummond de Andrade
  7. Contos de Eva Luna - Isabel Allende
  8. Antologia poética - Fernando Pessoa
  9. Vinte poemas de amor e uma canção desesperada - Pablo Neruda
  10. Dom Casmurro - Machado de Assis

Menções honrosas: Microfísica do poder - Michel Foucault, Estado de exceção - Giorgio Agamben, Budapeste - Chico Buarque, Borges e os orangotangos eternos - Luís Fernando Veríssimo, A carta roubada - Edgar Alain Poe... vou parar pq há muitos, muitos outros. Recomendo, por exemplo, toda a obra do Saramago, Borges, García Marquez, Isabel Allende, Veríssimo... são os meus favoritos.

*Tô ouvindo: Me voy - Julieta Venegas*

Um comentário:

Anônimo disse...

sempre fico feliz com listas!

gk