terça-feira, julho 31, 2007

A ilha!

É um pouco assustador quando os filmes de ficção se tornam uma espécie de prenúncio de uma realidade não muito distante. Imaginem, por exemplo, um ser humano ter todas as suas reações fisiológicas monitoradas por um chip instalado no cérebro? É o que uma pesquisa americana vem tornando possível e que já se pretende utilizar no exército dos Estados Unidos.

Muitas das mudanças, descobertas e invenções relacionadas ao comportamento humano, e mesmo da ciência em geral, começaram com pesquisas com finalidade bélica. Os testes psicológicos são um grande exemplo.

Algumas dessas ferramentas, trouxeram benefícios. Outras, tornaram-se instrumento de controle inclusive (e principalmente) de civis. Toda a tecnologia de vigilância e segurança, de comunicação, transmissão de dados, controle de doenças...

No passado costumávamos, ao menos, resistir às formas de controle. Sobretudo as invasivas. Hoje, ao contrário, sentimo-nos seguros com elas. Nos sentimos confortáveis com a preocupação e o cuidado do governo com sua população.

Onde isso vai parar, não sabemos. Pouca gente questiona ou se interessa.

E Michel Foucault se revira no túmulo!

Leiam aqui o artigo sobre a referida pesquisa.

Nenhum comentário: