quarta-feira, junho 11, 2008

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.

Definitivamente "Ensaio sobre a cegueira" é dos meus livros preferidos. Saramago é, pra mim, o melhor autor da atualidade. Portanto, aguardo com imensa ansiedade a versão cinematográfica desse romance intenso, aflitivo, causador de tanta emoção e tão cheio de boa filosofia.
Vai ser interessante ver aquelas palavras transformadas em imagens. Mais especificamente, nas imagens de um diretor que sabe capturar o olhar. Mesmo quem não é admirador do cinema nacional deve ter se rendido à força do seu "Cidade de Deus". Não digo que foi brilhante mas, seguramente é um filme que merece atenção.
Para setembro está prevista a estréia. Saramago aprovou. Pareceu emocionado após a exibição e se declarou muito feliz por ter visto o filme. Fernando Meirelles agradece. Bem melhor que o comentário de Gabo, depois de assistir "O amor nos tempos do cólera", de que teriam de fazer uma segunda parte com o que faltou.
Bem, de qualquer forma, o cinema tem o efeito de tornar mais conhecidas obras literárias. Tem, cada vez mais, um público maior e mais fiel que a literatura, mas pode serví-la. Que o diga J.K. Rowling!

Nenhum comentário: