sexta-feira, junho 01, 2007

Areia movediça

Quanto mais leio sobre o episódio do fechamento da RCTV, mais me surpreendo.

Ok... fui alertada por Dudu (e pelo Mino Carta), a olhar os dois lados. Não julgar sem suficientes informações. Bom conselho. E é o que sempre acabo fazendo, depois do primeiro arrebatemento de raiva, senso de justiça (ou injustiça) e dos protestos embasados nas primeiras impressões.

Fui atrás de informações para poder formar uma opinião mais consistente. A minha opinião depois de cuidadosas leituras é: Chávez é um paranóico e encontrou um bando de loucos manipuláveis para apoiá-lo e seguí-lo.

De fato, a RCTV teve participação definitiva no golpe contra Chávez em 2002. Vejam bem: não disse que o canal apoiou o golpe, mas dele participou efetivamente.

Chávez agiu legalmente ao fechar a tv. Parece que, do ponto de vista estritamente jurídico, não há o que se contestar. Digo parece, pois não sou especialista em direito e nem conheço bem a constituição venezuelana.

No entanto, questiono: por que 5 anos depois? Por que essas pessoas, que agiram contra a constituição do país não foram acusadas e presas à época do golpe? Por que a concessão do canal não foi cassada imediatamente após a retomada do poder? Por que essas pessoas continuam soltas? Não são elas criminosas?!

E parece bem conveniente que se tenha esperado o vencimento da concessão para não renová-la. E que o canal tenha sido forçado a ceder seus bens ao mais novo dos 6 canais do governo (isso mesmo... SEIS).

A discussão aqui me parece mais ética do que judicial. Mas nós, os psicanalistas, temos uma visão de ética um pouco mais subjetiva, mais articulada ao desejo do que à moral. Essa moral social, baseada em códigos e costumes, e que influenciam na formação das leis. Então, para não complicar a discussão, vou apenas admitir que Chávez agiu dentro da legalidade e legitimamente, amparado na constituição de seu país, que é um soberano estado democrático de direito. Assim sendo, não cabe mais discussão.

Então, não vamos discutir, mas vamos ao menos pensar no que ocorreu na Venezuela, apenas um dia depois do fechamento (legal, legalíssimo, aliás) da RCTV. Explico:

Na segunda-feira seguinte, um senhor de nome William Lara, que ocupa o cargo de ministro da comunicação e da informação do governo Chávez, pediu ao Ministério Público que investigasse os canais Gobovisión e CNN, acusando-os de incitar o assassinato de seu presidente e a violência. Segundo Lara, as imagens que o canal venezuelano (Globovisión) exibiu da tentativa de assassinato do papa em 81, continham uma mensagem subliminar de estímulo ao assassinato do presidente. O presidente do canal se dispôs a participar de um debate numa das redes de televisão do governo.

A CNN, por sua vez, foi acusada de apresentar associações de imágens que prejudicam o presidente e mostram a postura anti-Venezuela da emissora.

Lara alega que tudo isso foi analisado por uma equipe de especialista em semiótica.

Cliquem aqui e leiam sobre isso detalhadamente no site da BBC. A matéria está em espanhol.

Me compadeço dos venezuelanos, que têm um governo doente. E não me refiro somente ao presidente e seus delírios paranóides. Espero enganar-me ao pensar que mais uma ditadura está por vir na América Latina.

Uma música não me sai da cabeça hoje: Hino de Duran. Uma das canções da Ópera do Malandro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ao meu ver, a ditadura já se faz presente....porém, "adaptada" aos novos tempos, com outra "cara"!!
Pobre da América do Sul e de seus filhos!!

Anônimo disse...

Não acho que chegamos a nos livrar da ditadura na América Latina, pois o regime político pode até ser sido abolido (ou nem tanto), mas a que continua em voga, firme e forte, é a mental. Dessa nunca nos livramos. Infelizmente.

XO