quarta-feira, outubro 10, 2007

Paris - lado B




Prometo não ficar aqui falando da beleza de Paris, de como é agradável caminhar às margens do Sena, de como a torre é onipresente, de que uma vida inteira não seria suficiente para visitar o Louvre, blá blá blá...
Tudo isso é sabido até por quem nunca saiu de Lagoa da Prata e só cursou a educação infantil. Não precisa ter ido a Paris pra falar isso tudo.
Quando você comenta que vai a Paris com alguém que já esteve lá, a pessoa inevitavelmente comenta da Champs Elysées, da Notre Dame, da Torre Eiffel , do Arco do Triunfo e do Louvre. Sim, são atrações turísticas imperdíveis e que devem ocupar certo tempo do visitante.
Mas foram as atrações menos comentadas (embora presentes nos melhores guias) que mais me impressionaram.
O Musée d'Orsay é, normalmente, relegado a um segundo plano, enquanto o Louvre é a grande estrela. Pois, das inúmeras pessoas que me deram dicas sobre Paris, apenas duas - a saber, Dudu e Dani Tavernard - falaram do Orsay como imperdível, como das melhores atrações de Paris. E de fato o é. Pra mim, ele ocupa a posição de melhor museu do mundo, seguido do Prado e, só então, do Louvre. Mas não conheço o Moma de New York, então... essa lista pode mudar um dia.
Tenho que voltar a Paris numa outra época, que não o verão. Visitar o Orsay com tantos turistas é uma tortura. Passei muita raiva vendo pessoas tirando fotos - com flash, posando na frente das obras, reclamando de quem se postava na frente do quadro para apreciá-lo, porque estava atrapalhando a fotografia!
Se tem uma coisa que aprendi com essa viagem, é que a gente PRECISA parar de ficar repetindo que "brasileiro é mal educado", "brasileiro é desinformado", "a aviação brasileira é uma merda"... pra essas coisas, meus amigos, não há nacionalidade. Conheço atualmente 9 países, incluindo aí o Brasil e se tem algo que posso afirmar é que os defeitos que tanto vemos em brasileiros, não são senão da humanidade, causados pelo que chamamos de "civilização". Pelo menos a ocidental, pois não conheço nada do Oriente.
Outra atração que ninguém me indicou e está no meu top 3 Paris: O Georges Pompidou. Que prédio fantástico! Museu, centro cultural, biblioteca... e uma arquitetura que rompe com todos os padrões estéticos conhecidos. Podem me chamar de louca, mas eu achei o prédio sensacional. E super Blue Man Group!
O terceiro tópico do top 3 é Montmartre. O bairro como um todo, e não só a Sacré Coeur. O bairro é lindo, agradável, tranquilo... cenário de filme. A Sacré Coeur dispensa comentários. É linda. E a vista lá de cima é, definitivamente, a melhor de Paris! A praça em frente à igreja é deliciosa, dá vontade de passar a tarde por lá. Caminhar pelo bairro, descobrir seus cafés (inclusive o do filme Amélie Poulain) é mais um bônus.
Portanto, minhas dicas pra quem pretende visitar Paris são: Musée d'Orsay, Centro Cultural Georges Pompidou e Montmartre! Nenhuma dessas atrações é do tipo "se você não foi, não esteve em Paris"... mas pelo menos você vai ter conhecido o melhor de Paris, e não só o que todo turista conhece.
Ah... confesso: não fui às Galerias Lafayette. E não me arrependo.

Nenhum comentário: