sexta-feira, outubro 05, 2007

Quem é a melhor pessoa que você conhece?

Dia desses ouvi essa pergunta na rua. Não foi dirigida a mim. Ouvi de duas pessoas que conversavam perto de mim.
Fiquei pensando nisso. Quem seria a melhor pessoa que eu conheço? Quais critérios usaria para fazer a seleção?
Não se preocupem. Eu não vou fazer uma lista aqui das 10 melhores pessoas do mundo, segundo Polly Parker. Seria muito risco. Eu prefiro ser diplomática. Vocês são tooodos ótimos!
Mas eu posso escolher a melhor pessoa da ficção, sem o risco de ofender ninguém. Aí não tenho dúvidas: Florentino Ariza!
Vocês sabem que considero "O amor nos tempos do cólera" a mais bela história de amor de todos os tempos. E não é por seu romantismo - convenhamos, Fermina Daza é uma tosca em assunstos do coração; tão pouco é pelo controverso final, que alguns consideram "lindo de morrer" e outros consideram um anti-clímax (comparado a finais hollywoodianos, claro!).

Se gosto tanto dessa história, é justamente pelo caráter - a meu ver irretocável - de Florentino Ariza. Sei que muitos vão questionar meus princípios e valores depois dessa declaração. Sei que há quem considere Florentino um pedófilo, um sem escrúpulos, um pulha que cria uma vida paralela e clandestina, e que isso é um sinal de falta de sinceridade ou honestidade.

Para mim, o que Florentino faz é comprometer-se ao extremo com seu amor, seu desejo sem, para isso, abrir mão da vida que ele considera adequada a um homem com suas possibilidades. Florentino é a pessoa mais sincera e honesta consigo mesma, com seus valores, com aquilo que lhe é mais caro, mais importante: seu amor por Fermina.

Florentino conseguiu tudo o que ele quis. Nunca abriu mão de seu desejo, nunca feriu sua amada que, para mim, sequer merecia esse amor, já que nunca soube compreendê-lo e, menos ainda, valorizá-lo.

As pessoas deveriam entender que sinceridade e honestidade não têm, necessariamente, a ver com a verdade. Não a verdade factual. Têm a ver, sim, com a verdade subjetiva, com o comprometimento com o desejo (numa concepção psicanalítica da palavra). Assim sendo, que personagem é mais comprometido com a verdade que Florentino? Quem mais sincero e honesto com seu amor? Quem mais diria, sem que duvidássemos, a frase "Desde que nací no he dicho una sola cosa que no sea en serio."

Chamem de obsessão. Pra mim é simplesmente ética!

Ontem Fefê me mandou um link que me deixou feliz. O livro virou filme e chega às telas em dezembro. Mal posso esperar!

Não me critiquem por apreciar o caráter desse personagem! All we need is love... e ninguém melhor que Florentino para nos ensinar como vivê-lo de tantas maneiras e um só amor. Por mais contraditório que isso possa parecer.

2 comentários:

Letícia disse...

Eu também adorei o livro e espero que o filme faça justiça. Javier Bardem é um senhor ator e acredito que dará conta do recado. Você viu quem será a mãe do Florentino? Fernanda Montenegro! Salve, salve!

Bjos

Letícia disse...

Eu também adorei o livro e espero que o filme faça justiça. Javier Bardem é um senhor ator e acredito que dará conta do recado. Você viu quem será a mãe do Florentino? Fernanda Montenegro! Salve, salve!

Bjos