quarta-feira, setembro 22, 2010

Bergamota's day - revisto e atualizado

Terça-feira é dia de Bergamota's day no La Tosqueria. Agora que ele está hypado e ganhou o mundo, achei por bem escrever este post para manter atualizados e informados os fãs do acepipe. Muito aconteceu desde a publicação da ata inaugural.

A origem

A bergamota sofria de forte preconceito por impregnar nas mãos dos apreciadores seu forte perfume a um tempo adocicado e cítrico. Povos nórdicos abominavam a fruta pela característica supracitada, e ainda pela forma como por vezes é vendida: em sacos amarelos em forma de rede, o que lhes parecia coisa de gente, digamos, menos favorecida.
Imbuído de generosidade e seguindo a filosofia do bar onde o Bergamota's day teve origem, o chef Gustavo Lavalle uniu a tosquice e a simplicidade da bergamota à sofisticação do manjericão – ingrediente de fino paladar, mas pouco aproveitado na culinária e, principalmente, na mixologia molecular. O manjericão, antes relegado a coadjuvante nas pizzas marguerita e nas saladas caprese, ganhou o mundo dos coquetéis. Afinal, é como sempre nos advertiu a Fêfa: tudo com manjericão é bom!
Três mulheres visionárias descobriram a delícia e criaram o Bergamota's day, para celebrar a bebida que mais tarde dominaria o globo e exerceria importante papel no desenvolvimento sustentável do planeta, bem como colocaria Cuba de volta no mapa da economia mundial, salvando a população autóctone da ilha caribenha.
                                           Nasce o evento

O mundo se rende

Em suas viagens pelo mundo, as três fundadoras do Bergamota's day levaram o drink para fora dos limites do La Tosqueria. Primeiro foi Betim, depois Buenos Aires, hoje a bebida é apreciada nos mais remotos confins do globo. Foi criada a WCO (sigla em inglês para Organização Mundial da Bergamota – World Clementine Organization), que emite o selo Latosca para empresas que pretendem fabricar e comercializar o produto, garantindo a qualidade, exigindo os padrões de preparo e verificando os resultados sociais que o produto deve obter.

O legado

Há exigências para ser um membro da WCO. A bergamota e o manjericão devem ser orgânicos e produzidos de forma sustentável, por produtores locais, contribuindo para diminuir a poluição causada pelo transporte e melhorando a qualidade de vida das comunidades envolvidas na produção. Isso também garante a qualidade e o sabor do produto, e o bem estar dos consumidores.

Avenida central de San Isidro, onde é realizada a Bergamota Parede

Na Argentina, por exemplo, a bergamota que abastece a capital portenha é produzida em San Isidro, um município da Grande Buenos Aires que realiza, todos os anos, a Bergamota Parede, numa avenida no centro da cidade que é totalmente arborizada com pés de bergamota. A Bergamota Parede encerra a Bergamota Week, que acontece no país inteiro. Esse evento se inicia com a apresentação da ópera La Tosca no Teatro Colón e presenteia os participantes com diversas palestras e degustação do drink ao longo de toda a semana.
Fefê em San Isidro, na ocasião da primeira Bergamota Week, onde ministrou a palestra “De Gata Borralheira a Cinderela – a bergamota como instrumento para um mundo mais sustentável e glamouroso”

A primeira Bergamota Week foi fundamental para consolidar o drink como nova tendência da mixologia e torná-lo conhecido em todo o mundo. Mais do que promover a sustentabilidade através da bergamota e do manjericão, a bebida ter-se tornado um hit serviu para abrir a economia cubana, já que deve ser preparada exclusivamente com o rum original da ilha. O único entrave para tornar Cuba definitivamente uma economia de mercado e ter o país de volta à OEA é a recusa em morrer dos irmãos Castro que, infelizmente, gozam de uma saúde irritante. No entanto, o progresso já chegou ao país e a população já vive como se estivesse no início da década de 90 do século passado. A WCO espera que, até 2015, Cuba já esteja definitivamente no século XXI.
Polly em San Isidro, minutos antes de ministrar a palestra “Mercosul e Cuba – uma parceria etílica rumo à abertura econômica e mercadológica”

O drink também teve efeito sobre a economia mundial, uma vez que seus ingredientes, hypados, agora estão em perfumes (212, Gucci Rush, Angel), na culinária e na arte coqueteleira. O manjericão extrapolou de vez os limites da culinária mediterrânea e está presente em drinks sofisticados nos mais badalados bares do planisfério. A bergamota é encontrada na mesa dos restaurantes mais disputados da Europa, inclusive nos países nórdicos.

O presente e o futuro

Os filhos, cria-se para o mundo. A três idealizadoras do Bergamota's day atualmente mal têm tempo para participar do evento original que ocorre todas as terças-feiras no La Tosqueria, detentor dos direitos sobre a marca. O evento não é mais nosso. É de todos os que o frequentam e contribuem para levá-lo a um número cada vez maior de fãs e apreciadores.
Hodiernamente, o drink é preparado com perícia pelo Elisson (e o aprendiz supera o mestre!). Se você pedir com carinho, ele ainda coloca belos arranjos de manjericão no copo!
Tendo elegido o Bergamota como o drink do coração, cada uma de nós tem projetos paralelos  e individuais para a promoção de outras bebidas do cardápio latosquiano.

La Fêfa

Formadora de opinião e sinônimo de glamour, promove e defende dois drinks diferentes:
  • Caipi Latosca é à base de maracujá e representa bem o que é essa fruta, conhecida como a fruta da paixão em outras línguas (Passion fruit, fruit de la passion).
  • Wallpaper é um drink caliente, que traduz a latinidade em seu sabor apimentado.
A intenção é elevar o maracujá à categoria de fruta glamourosa que ele merece, bem como recolocar a pimenta como especiaria preciosa que já foi nos tempos das navegações europeias para as índias. Mas não é só com o glamour que La Fêfa se preocupa. Ela também pretende ajudar a Rússia a enfrentar e superar a crise, recuperar-se das recentes queimadas e retomar seu lugar de potência. Por isso seus dois drinks escolhidos são à base de vodka.

La Laura


               Laurinha, a obra e o autor! Melhor não interpretar essa cara do Gustavo...

Como única componente loira do grupo, não podia ser diferente: promove a cerveja! Luta contra a banalização dessa bebida tão difundida por todo o mundo, mas nem sempre apreciada da maneira devida – beeeeem gelada. Encontrou no La Tosqueria a parceria ideal para iniciar o movimento, uma vez que no bar a loira está sempre geladíssima.
Também produz e fornece ao bar a melhor cachaça do mundo, e a que tem a melhor relação custo/benefício – Rumo do Poeta – para ser apreciada sem moderação.

La Polly

Sofisticada e cosmopolita, acredita que Londres ainda é a capital do mundo (“Yes, London. You know: fish, chips, cup 'o tea, bad food, worse weather, Mary fucking Poppins... LONDON”). Tem no Império Britânico algumas de suas maiores referências: britpop, Blur, The Clash, Beatles, Rolling Stones, Sex Pistols, Royal Academy of Dance e, claro, o chá. Por isso e pela referência ao livro com a história do punk (um de seus estilos musicais favoritos), aprecia e indica o drink “Mate-me, por favor”. Pretende resgatar a desgastada e mal interpretada imagem do punk, atualmente muito associado (erroneamente) às bandinhas emo de nomes gigantescos.

Qual é o som do gosto?

Como tudo o que é bom tem trilha sonora, aqui vai a lista de músicas para deleitar-se com cada uma das delícias:

Cerveja: Louras Geladas – RPM (cláaassico!)
Rumo do Poeta: Marvada Pinga – Inezita Barroso (cláaaaaaaaaaaassico! Presente nos sets do Dj Robinho. Quando o vir comandando as pickups, é só pedir!)
Mate-me, por favor: Streets of London – Sex Pistols (hino!)

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