quinta-feira, setembro 30, 2010

O Barão, o chefinho e nosso transatlântico chamado Brasil

João Daniel, o melhor professor de História do país, escreveu um excelente artigo para a Folha, no qual compara os modelos de política externa do Barão - meu grande ídolo - e nosso atual Ministro das Relações Exteriores. Não é pouco o que fizeram esses dois chanceleres pelo nosso país, elevando-o à categoria de ator de relevo no cenário internacional.
Se gozamos atualmente de credibilidade, respeito e voz ativa nos foros multilaterais, devemos muito disso a esses dois diplomatas.
Leia o artigo! Tenho certeza de que vai fazê-lo pensar duas vezes antes de proferir frases como "só no Brasil mesmo!" ou "Se fosse lá fora..." Seu país está com tudo e não está prosa, meu caro leitor! E não é de hoje.
Escute meu chefinho e pare com esse complexo de vira-latas injustificado! Conheça a história e as razões para as escolhas e atitudes do Itamaraty, antes de sair por aí reproduzindo as bobagens que escuta na TV. "Cuidado, senhores!" - como diria Paulo Afonso, meu professor de Política Internacional cheio de sotaque.
O Barão, elegantemente palestrando alguém.

Nenhum comentário: