terça-feira, setembro 21, 2010

Utilidade pública

Eu tenho certeza de que todos os que chegam aqui no Quiche são amplamente esclarecidos no que concerne ao processo eleitoral brasileiro. No entanto, ouvimos um monte de gente falando bobagens por aí, que são exaustivamente repetidas na rua, nas nossas caixas de entrada de e-mail, no twitter, em blogs e até - pasmem! - na imprensa.
Resolvi então escrever aqui sobre 2 coisinhas fundamentais para o eleitor consciente: o tão falado (e pouco conhecido) Projeto Ficha Limpa e os polêmicos votos brancos ou nulos.
Existem 2 tipos de votos nas eleições: os válidos e os inválidos. Válidos são todos aqueles em que o eleitor digitou o número de um candidato existente e apertou "confirma". São esses votos os considerados para o resultado das eleições. Votos inválidos dividem-se em 2 sub-tipos: brancos ou nulos. Na prática, para o resultado final, eles são uma coisa só - votos inválidos. Esses votos não vão pra ninguém, sejam eles brancos ou nulos.
Então votar branco ou nulo tanto faz? Sim. É inócuo? Não. Votar branco ou nulo realmente não tem diferença pragmática, mas faz diferença, sim, no processo eleitoral, uma vez que diminui o número de votos válidos, tornando mais fácil atingir a metade+1 necessária, por exemplo, para que não haja segundo turno. Não haver segundo turno é ruim? Opinião pessoal: sim, já que enfraquece o processo democrático, reduzindo o tempo para eleitor conhecer as propostas dos candidatos mais fortes. Isso para os cargos executivos, para os quais há segundo turno.
Para os demais cargos, acontece o mesmo problema de diminuir o número de votos válidos, facilitando que se consiga o total necessário para eleger-se, já que - mais uma vez - apenas os votos válidos são considerados para o resultado.
Ainda sobre os votos nulos, é comum ouvir por aí que se houver 50%+1 de votos nulos o processo eleitoral é invalidado e novas eleições, com novos candidatos, são convocadas. Mentira. O que o código prevê é que novas eleições são realizadas em caso de nulidade de mais da metade da VOTAÇÃO. Nulidade aqui refere-se a votos realizados de forma irregular - fora do horário/local, por exemplo.
Quanto ao Projeto Ficha Limpa, deixo aqui um link para que vocês leiam um texto excelente e esclarecedor. Dou apenas informações básicas:
- o candidato não se torna inelegível "para sempre", mas por um período determinado.
- não é qualquer tipo de crime que torna o candidato inelegível (o Netinho é candidato a Senador por São Paulo, lembra?).
- a denúncia por um tribunal já torna o candidato inelegível, não é necessária a condenação.
Meus amigos, o mais importante é informar-se. Leiam fontes confiáveis. Não sejam preguiçosos, achando que e-mails apaixonados, twitts, posts de amigos defensores da democracia são fontes fidedignas de informação. Bebam na fonte, buscando o projeto, lendo-o, conhecendo-o. Leiam o Código Eleitoral - pelo menos a parte relativa ao que vocês acham que não sabem bem ou não estão suficientemente informados a respeito. Nada que uns minutinhos de Google não resolvam...
Isso é fazer a sua parte. Ficar por aí arrotando que político não presta é muito fácil. E você... É um eleitor que presta?

Nenhum comentário: