quarta-feira, setembro 01, 2010

A origem

Definitivamente Christopher Nolan está no meu top 5 de cineastas favoritos! "Amnésia" foi o primeiro filme dele a que assisti e já me deixou muito impressionada (está, seguramente, no meu top 10). Depois, veio "Batman Begins" que, entre os filmes sobre Bruce Wayne tornou-se o meu preferido até... "O cavaleiro das trevas", do mesmo diretor. Este tem o melhor Joker de todos os tempos, superando inclusive o do Jack Nicholson, dirigido por Tim Burton, meu diretor predileto.
Então vi "A origem". Não tinha uma expectativa tão alta, apesar do diretor, por causa de uma má vontade com relação a Leonardo Dicaprio. Mas... Gosh! Saí até meio tonta do cinema, empolgada, falando sem parar. Fiquei dias com o filme na cabeça, interpretando, questionando...
Como é bom ver um trabalho tão bem elaborado, pesquisado, preparado com cuidado! O casting é fantástico, o visual é de tirar o fôlego e o roteiro... bem, é a cereja do bolo! MESMO. Há tempos eu não via um filme que desse tantas possibilidades de interpretação, que levantasse tantas dúvidas, mas sem entediar e sem parecer pretensioso. Não é que ele queira intrigar... Ele é intrigante. Esse é o melhor tipo de filme, né? Daqueles que a gente sai do cinema sem saber se entendeu, com uma pulga atrás da orelha. O filme não termina quando acaba.
Que me desculpem os que gostaram de "Magnólia", ou "Estrada perdida", ou "Cidade dos sonhos". Mas um filme não precisa te fazer parecer estúpido por não ter entendido nada pra ser inteligente, bom e misterioso. É bom sair se perguntando "Será?", e não "What da f#*k?!". É bom não ter a inteligência subestimada com explicações ofensivas e finais óbvios.
Se não viu, veja! Ah... Kalil, você não entendeu o filme. Essa é a única explicação pra não ter gostado, hahaha.
Leia os comentários de Pablo Villaça. Você vai querer assistir!

Um comentário:

thais beltrame disse...

querida, acabei de sair do cinema, e com a mesma impressão. fazia MUITO tempo que não via um filme tão completo. vou precisar de um tempão pra digerir isso tudo!
grande beijo e saudades