quarta-feira, junho 21, 2006

It's not my fault, I don't care, I don´t regret a single thing

Vamos esclarecer algumas coisinhas:
1 - Comentários ofensivos serão sumariamente deletados. Sobretudo qd anônimos. Afinal, sou eu quem manda nesse "buteco", ok?! E se vc não tem argumentos razoáveis, a ponto de sequer assinar suas "obras", por favor não poste aqui!
2 - (Nem devia me dar ao trabalho, mas vamo lá, q/ tô muuuito paciente hj) Eu não tenho nada contra o Senna. O cara morreu eu tinha apenas 16 aninhos! Nessa época, qd começavam as corridas, eu estava dormindo há 3 ou 4 horas, no máximo. Procurava saber o resultado qd acordava, lá pelas 2 da tarde, e ficava muito feliz qd o Senna ganhava.
Nunca disse q/ ele era mau piloto, menos ainda má pessoa (embora haja rumores de q/ era um antipático e meio grosso), já q/ não o conheci para afirmar absolutamente nada sobre sua personalidade. Da mesma forma, não conheço Michael Schumacher. Acredito q/ ninguém q/ sai descendo a lenha no alemão, o conheça prá afirmar as coisas q/ afirma sobre ele, sua honestidade, seu caráter.
O que afirmei e continuarei afirmando é: Michael Schumacher é melhor do que Ayrton Senna! Não só na minha opinião, como nas estatísticas. Não discuto o fenômeno q/ foi Ayrton Senna. Mas ídolos também são superáveis. Acho q/ os brasileiros sentimentais deviam entender e aceitar isso.
Até qd vamos brigar c/ o mundo todo prá manter nossos "melhores" a todo custo? É um saco isso... Santos Dumont ou os irmão Wright? Pelé ou Maradona? Senna ou Schumacher?
No último caso, Senna foi sim, o melhor do mundo. Não é mais. Concordo q/ foi brilhante, extraordinário e merece todos os adjetivos q/ lhe atribuem... menos o de melhor. Simplesmente porque, como é natural na história da humanidade, um outro o superou. Há quem diga hj, ainda muito timidamente e c/ medo de ser apedrejado em praça pública, q/ o Ronaldinho Gaúcho é comparável ao Pelé. Por que não? Claro, a polêmica é menor, já q/ falamos de dois brasileiros. A auto-confiança de nossos compatriotas é baixa demais prá admitir q/ um ídolo nacional foi ultrapassado por um estrangeiro.
Sinto muito se tem gente q/ se ofende qd alguém diz q/ Ayrton não é o melhor piloto de todos os tempos. Os fatos estão aí prá comprovar. Especulei sim, q/ Michael é melhor pessoa... isso porque tenho dados, provas, imagens de q/ é uma pessoa boa, acima da média. Não posso dizer o mesmo do Senna. O q/ não o desmerece em absolutamente nada e não desfaz nenhuma das incríves e sensacionais corridas q/ ele fez. Concordo q/ há mais momentos emocionantes daquele tempo do q/ hoje. Pegas memoráveis q/ raramente se vêem atualmente. Mas e daí? Em q/ isso muda o fato de que Michael é melhor? Ele tem um número razoável de momentos memoráveis e emocionantes. Ou vão negar isso também, pq é conveniente? Ninguém ainda me ofereceu argumentos plausíves ou minimamente aceitáveis.
Ofender o alemão, duvidar de sua integridade, não faz nada pela imagem de Ayrton Senna. Só mostra o quão pobres são aqueles q/ tentam "defendê-lo" não se sabe de quê. Aqueles q/ aceitam os fatos, só fazem exaltar as qualidades de Michael. E nunca o vi denegrir a intocável imagem do brasileiro, pelo contrário. Tanto reconhece suas qualidades, q/ se mostrou tão emocionado qd conseguiu igualar-se a um ídolo. Isso é saber reconhecer e honrar um ídolo.
Mas sinto q/ perdi muito tempo escrevendo isto aqui. Não há retórica contra pobreza de espírito!
Fica impossível discutir qd os melhores argumentos "em favor" do Senna, são ofensas pessoais contra aquele q/ parecem considerar um inimigo. E contra aqueles q/ admiram tal inimigo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, vc tá brincando que algum desocupado veio no SEU blog, onde vc emite as SUAS opiniões e, sob o famoso manto do anonimato, fez comentários grosseiros sobre o que VC disse achar sobre uma terceira pessoa.

Eu nunca vou entender essa estupidez enraizada na cultura brasileira, que determina por decreto que só se pode elogiar brasileiros e só se pode admitir brilhantismo se vier do compatriota. Não precisamos mais acompanhar ou entender o que acontece, basta que alguém seja brasileiro para ser, necessariamente e com exclusão de todos os outros, o "melhor" em alguma coisa - qualquer coisa.

É o caso típico da F1. Seria interessante saber do "opinativo" anônimo que apareceu por aí se ele sabe como opera o oversteer num carro de corrida, se ele compreende por que, mesmo em um milhao de anos, o piloto que adota setup pra understeer (Senna, Rubens, Coulthard...) vai ser sempre mais "traumático" com o carro enquando o setup de oversteer (Michael, Prost, Kimi...) tende a melhorar a estabilidade e, em longo prazo, diminuir as quebras. Dimiuindo as quebras, aumentam suas chances de vitória.

Não se vence corrida apenas do modo mais dificil, que é o que o piloto brasileiro de outrora tanto gostava: brigando com o carro.

Também se pode vencer ajudando o carro a trabalhar melhor por vc.

E será que o "opinativo" compreende que, para quem gosta da técnica e da maravilha tecnologica que é a F1, talvez a capacidade de manter um carro na pista por mais tempo, com mais chance de vitoria, reduzindo-se o esforço para controla-lo mas levando-o ao limite do mesmo jeito ou até além dele (o que, pra mim, é brilhante!) também seja um critério para diferenciar (em termos de opinião subjetiva) dois pilotos?

Enfim... o que me incomoda mais, nesse assunto, talvez seja isso: a maioria dos brasileiros, possivelmente cegados pela mídia ou por esse complexo de inferioridade espartano, elege os seus critérios para achar Senna o melhor do mundo. Tudo bem. Tem gente que acha ou achou Mamonas Assassinas a melhor coisa que já aconteceu na música brasileira, o que prova que gosto não se discute MESMO!

Mas todos os outros critérios - as vezes sequer conhecidos dos "opinativos" -, mas que podem conduzir a uma conclusão diferente da do brasileiro mediano, são sumariamente proibidos!! Qualquer análise lógica é proibida, só se permitem análises passionais, irracionais e corporativas: o ídolo brasileiro é intocável, não podemos nem discutir o assunto!!

E tudo isso me permite pensar o seguinte: colocando um hipotético Senna, com esses temas fortalecidos na sua personalidade, ao lado de um Scott Speed (putz, se o paradigma for americano, então, é forca na certa!!) que pense como eu, ainda vou preferir o mais racional se me pedirem uma opinião. Seja ele americano ou alemão.