quarta-feira, outubro 04, 2006

O Freitas

De vez em quando almoço num boteco perto de casa que pertence a um chef com cursos de culinária em várias partes do mundo e que já teve restaurante em Nova Iorque. Então a comida é bem boa, c/ uns toques requintados até nos pratos mais simples. O tradicional frango assado, por exemplo, é feito c/ molho de cerveja preta e vem acompanhado de angu... mas é um angu metido: petit gateau de angu c/ cebola e bacon. Mas a quantidade de comida é como de qq PF. Serve bem a um estivador.
Mas apesar desses detalhes fancy na comida, é apenas um boteco. Com mesas e cadeiras de madeira pintadas de azul petróleo na parte interna e outras de plástico na parte externa. E, como todo boteco, não podia deixar de ter um garçon camarada, amigo de todo mundo e que já é parte do cenário.
Lá esse garçon é o Freitas. Clássico garçon de boteco. Recebe todo mundo com um "fique à vontade". Trata os homens por "dotô" e as mulheres por "madame". É o único q/ usa avental. Tem sempre uma preferência por um dos pratos do dia, recomendando-o a todos os clientes. Sempre troca os pedidos de bebida. Se a pessoa pede um Guaraná diet, ele traz uma Soda Limonada. Coca comum, vem Pepsi Twist... light. Faz uma reverência qd entrega o prato e deseja "bom apetite". Qd vc está no meio da refeição e acabou de colocar o garfo na boca, naquele momento impossível de falar, ele pergunta: como é que tá o peixinho? E vc tentando engolir depressa prá responder o Freitas, deve SEMPRE fazer um elogio, ainda que engasgue. Isso porque o Freitas se orgulha muito da comida do Chef Túlio e sempre a enche de atributos como "maravilhoso", "fantástico", "divino" quando descreve os pratos pros clientes.
Ao recolher o prato, pergunta novamente como estava. Qd traz o troco deseja uma boa tarde, agradece e recomenda que volte sempre.
Todos conhecem e adoram o Freitas. Mesmo q/ não possam escolher o que beber qd atendidos por ele.


*Tô ouvindo: The Glory of love - A New Found Glory*

Nenhum comentário: