domingo, agosto 13, 2006

Ah, Giorgio... agora tem q/ tirar os sapatos!

Medidas de segurança mais estritas para entrar nos EUA e Inglaterra. A chamada sensacionalista no Terra anuncia: brasileiros terão que tirar os sapatos para voar pros EUA. Imagino q/ não sejam só brasileiros.

Mas... sensacionalismos à parte, é fato q/ as filas irão se delongar nos aeroportos. É fato q/ não posso mais viajar c/ minha necessaire. É fato q/ o conteúdo das mamadeiras terão de ser experimentados. Explosivos líquidos! Como isso pode alterar nossas vidas, não?!

Mas veja bem, essa paranóia toda, à princípio, é prá quem vai aos EUA ou Inglaterra. Se quiser ir a outro país, tudo bem... pode levar xampu, mamadeira cheia, gel e outros líquidos na bagagem de mão. Engraçado q/ o problema é a bagagem de mão. Será q/ o explosivo, num frasco de xampu, dentro da frasqueira no compartimento de bagagens não tem risco de explodir? Será que ele deve ser de alguma forma "acionado"?

Nada de metal, nada pérfuro-cortante (adoro a expressão pérfuro-cortante), nada líquido. Já dizem por aí q/ inventaram explosivos de plástico. Isso significa q/ logo, logo, nada de plástico tb! E viajaremos c/ o q/? O q/ poderá ser levado na bagagem de mão?

Vai ser difícil viver e conviver com esse medo, essa paranóia. Há muita coisa no mundo além dos dois países que vêm determinando as regras de segurança da aviação internacional. Mas há uma tendência de que o terror se espalhe. As medidas chegaram ao Brasil. Pode ser fogo de palha, mas não sei se me animo a voar sem minha frasqueira e tirar meus sapatos p/ os agentes da PF. Se isso vira uma regra geral, vou ter um dos meus maiores prazeres bem diminuído. Adoro viajar! Mas odeio filas, grande espera e, sobretudo, controle. A frasqueira, a necessaire e os sapatos vão passar do plano privado para o público.

E o controle cresce. E a privacidade diminui. Mas a segurança... ah! Precisamos nos sentir seguros.


*Tô ouvindo: Black eye - Millencolin*

Nenhum comentário: