segunda-feira, agosto 28, 2006

O grande pensador, quem?

Eu acho um saco aquelas frases de efeito que as pessoas retiram de livros e saem citando por aí. É comum vê-las em agendas, revistas, profiles de orkut...
O irritante é q/, além de serem citadas fora do contexto, muitas pessoas sequer sabem de onde elas vêm, quem é o autor. Enfim, não há uma identificação com a obra. Não é igual citar uma música, ou trecho de música que vc gosta, ouve e se identifica. As pessoas lêem na Caras, ou numa agenda e acham bonita.
Uma das piores é aquela do "Pequeno Príncipe": Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Por que todo mundo tem mania de citar isso? Me parece uma grande besteira. Ninguém é responsável por ninguém porque o conquistou de alguma maneira. Já é tão difícil cuidar da pp vida. Hoje em dia é difícil encontrar solidariedade, laços verdadeiros de amizade, alguém que se preocupe com o alheio... quem dirá um se responsabilizar pelo outro!
Se não agem assim, por que escrever como se fosse uma verdade sobre si mesmo ou uma frase paradigmática? O pior é que Antoine de Sait-Exupéry virou "um grande filósofo" do século passado e o Pequeno Príncipe é considerado por muitos um livro profundo...


*Tô ouvindo: You really got me - Kinks*

Um comentário:

Anônimo disse...

Você já leu o Pequeno Príncipe? Bem, nem todo mundo que lê Saint-Exupéry consegue perceber o teor de sua única obra: que é nos fazer pensar sobre as relações de amizade que estabelemos ao longo nossa vida e que nossos valores e afetividade são os elos que nos ligam aos outros seres. Quantas vezes você parou para observer o pôr-do-sol e se deu conta de que é presenteada por um belo espetáculo ao final de cada tarde com sol?

Mas, você tem razão quanto a uma coisa, colocar uma frase, assim, solta não quer dizer nada.

Eu escolheria outra; "Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.".

São os sentimentos que habitam nosso coração que se transformam em atitudes perante a vida. E eu me sinto feliz em perceber que quando olho o céu salpicado de estrelas ou quando observo o sol se pôr, não penso apenas que as estrelas são formadas de plasma, hidrogênio e hélio e que mesmo nos dias nublados o Sol repete diariamente o movimento de Rotação. Às vezes é preciso ver um pouco de poesia nas coisas mais corriqueiras. Não deixe que o excesso de racionalidade tome conta do seu coração, é preciso ter muita coragem para escrever o que Antoine Saint-Exupéry escreveu, e digo, com tamanha beleza e sensibilidade. Que hoje, com mais de trinta anos e dois filhos; muito tempo decorrido da leitura do livro em questão, eu ainda olho as estrelas e ouço risadas e vejo o pôr-do-sol como um dos mais belos espetáculos. Pode me considerear boba, eu não ligo.

Um grande abraço, Claudia.